O Objetivo

EDUCAR É FORMAR PARA A VIDA

O Colégio Objetivo Camboinhas está localizado no bairro de Camboinhas,  região oceânica do município de Niterói.

Nós acreditamos que educar é formar para a vida. O compromisso de melhorar o mundo, de transformar realidades e de formar cidadãos é nossa meta primordial. Uma formação completa envolve uma preparação adequada para o ingresso na universidade, mas também envolve promover a sensibilidade, por meio da arte, do trabalho em equipe e dos esportes.

Educar é formar para a ética, para a cidadania, para a solidariedade, para desenvolver habilidades e competências e, principalmente, para que nossos alunos sejam felizes, na sala de aula e muito além dela.

O Colégio Objetivo apresenta, ao longo de 50 anos de História, algumas características já consolidadas. Assim, trazemos para a cidade de Niterói uma tradição de ensino que tem como pilares: O carinho com o qual tratamos todos os membros da nossa família; A atenção que proporcionamos aos pais e aos alunos a qualquer hora e para resolver qualquer situação; A excelente qualidade de nossos professores; A boa formação acadêmica que proporcionamos aos nossos alunos que, hoje, frequentam as melhores faculdades do país; Os valores que a escola transmite; Espaço físico amplo que permite a realização de diferentes atividades, proporcionando bem-estar físico e mental, fundamentais para o bom aprendizado (campo de futebol, quadra poliesportiva, quadra de tênis, piscina, pátio amplo para recreação); A localização: estamos no Bairro de Camboinhas, na Rua Álvaro Caetano, 908, um dos bairros mais seguros da Cidade de Niterói; Plano Pedagógico desenvolvido junto à comunidade escolar com participação de professores e alunos; Aulas de campo: visita a museus, galerias, parques florestais, centros de pesquisas, cidades históricas e festivais de cultura.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO OBJETIVO

Idealismo e entusiasmo foram alguns dos requisitos que levaram, em 1965, os estudantes de Medicina João Carlos Di Genio e Dráuzio Varella e os médicos Roger Patti e Tadasi Itto a fundar um pequeno curso preparatório para as faculdades de Medicina, na região central da cidade de São Paulo.

O sucesso alcançado nos exames daquele ano pelos alunos por eles preparados fez com que, já em 1966, o Curso Objetivo fosse um dos maiores da cidade. A intenção sempre foi o desenvolvimento de um projeto educacional mais abrangente; por isso, a partir do pequeno curso preparatório, o Objetivo transformou-se na maior instituição de ensino do Brasil.

Em 1970, foi criado o Colégio Objetivo, com currículo de Ensino Médio. Em 1972, foram implantadas as Faculdades Objetivo, embrião da futura Universidade Paulista – UNIP, atualmente a universidade que mais cresce no País.

Em 1974, nasceu o Colégio Objetivo Júnior, abrangendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Em 1982, foi criado o Centro de Pesquisa e Tecnologia Objetivo (CPT), mais tarde batizado CPT – UNIP/Objetivo. Professores e pesquisadores do CPT são os responsáveis pela implementação das mais diversas atividades educacionais.

O DESAFIO DA RENOVAÇÃO E A SOLIDEZ DA TRADIÇÃO

O mundo atual impõe a educadores, crianças e jovens a tarefa de absorver as novas tecnologias, sem as quais qualquer atividade profissional e até mesmo a vida cotidiana se tornarão inviáveis.

As perspectivas que se abrem nos mais diversos campos do saber implicam um modelo educacional permanentemente aberto ao novo, ao dinâmico, ao interativo – atento a uma realidade que se transforma a cada momento.

Formar o indivíduo para um mundo globalizado e para os seus novos parâmetros envolve a capacidade de utilização dos recursos infindáveis da informática, da computação, da telemática e das infoways, que compõem uma revolução cultural tão transformadora quanto o foi, no seu tempo, a invenção da imprensa.

A absorção do novo, contudo, não pode prescindir de uma sólida formação, da compreensão lúcida das novas realidades e do domínio de equipamentos básicos para a vida: a competência linguística, o raciocínio lógico e matemático, a iniciação científica, a consciência do meio ambiente, a visão histórica, a experiência artística, a formação ética e a construção da consciência de cidadania, além do domínio de recursos tecnológicos, passaporte privilegiado para o mundo futuro.

Esses são os caminhos. São esses os ideais que alimentam nossa proposta educacional.