MEDALHA DE OURO! Equipes do Objetivo conquistam a etapa da Olímpiada Brasileira de Robótica

A etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é classificatória para a etapa estadual e ocorre em 6 instituições de ensino distribuídas pelo estado que se voluntariaram para organizar e receber cerca de 50 equipes, dividas em três níveis. O nível 0 para crianças de 6 e 7 anos, o nível 1 para crianças de 8 a 13 anos e o nível 2 para adolescentes de 14 a 19 anos.

Este ano, era a primeira vez que nossos alunos estavam inscritos na OBR.

Ao contrário do que se imagina de uma competição, a OBR é uma prova de superação das equipes. Eles recebem a missão de resolver um problema: o resgate de vítimas em um local de difícil acesso. E para isso eles utilizam um robô construído com LEGO. Mas não é só isso, o robô precisa ser autônomo, ou seja, sem controle externo, os estudantes precisam programá-lo para que realize toda a tarefa por conta própria.

E isso não é nada fácil! Além de ter que aprender a linguagem própria da programação do robô, eles precisam entender o funcionamento dos sensores, dos mecanismos, criar soluções eficientes e, muitas vezes, inovar!
E no dia da competição, nem tudo são flores, a iluminação não está igual aos dias de treino (o que afeta os sensores de luz), a cor verde dos desafios estava sendo percebida como preto, a inclinação da rampa possui 1º grau de ângulo a mais (o que exige mais potência do motor) e a cada etapa a pista sofre alterações.

Eles precisam entender as falhas que ocorreram durante a tentativa e aprimorar seus projetos a cada intervalo, buscando sempre superar seus resultados.
Uma batalha que extrapola a competição entre as equipes, mas uma superação da própria equipe. Onde valores como Coorpetion e Gracious Professionalism, instituídos pela First Lego League, promovem os estudantes a um desenvolvimento pessoal.
E foi isso que aconteceu ontem. As equipes Darth_Kids (Nível 0), Millennium Falcon (Nivel 1) e Don’t Panic (Nível 2) tiveram uma evolução bastante significativa e foram agraciados com as medalhas de ouro e classificados para a etapa estadual em Volta Redonda, dia 22 de setembro.