Ensino Fundamental 1 e 2

PROPOSTA EDUCACIONAL

A proposta educacional do Colégio Objetivo Camboinhas é sempre pautada pelo respeito à criança. Esta é tratada como indivíduo livre e pensante, capaz, potente, criativo, crítico, descobridor do seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu ambiente e modificando-o. Assim, a criança alcança a liberdade e o respeito do outro e se percebe um ser social, seguro e Íntegro perante seu grupo.

Enfim, nossa proposta visa a uma formação ampla, integrada, para que nossos alunos possam, no futuro, assumir com dignidade o papel de cidadãos conscientes e responsáveis.

A programação envolve atividades variadas, destinadas a promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos educandos. Inclui, entre outros itens, a educação física e os jogos, a consciência ecológica, a educação sensorial, a socialização, a prática do pensamento criador e crítico, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo ao senso estético, em um esforço integrado de desenvolvimento da personalidade.

Surgem novos problemas que exigem soluções sempre urgentes.
É preciso inteligência para discriminar a importância das questões essenciais. Liderança para enfrentá-las. Criatividade para encontrar soluções. Persistência para não desistir diante das dificuldades.

O Colégio Objetivo Camboinhas preocupa-se em despertar em seus alunos senso crítico e espírito questionador, como fundamentos de uma atitude independente e responsável tanto na vida quanto no trabalho.

No planejamento e execução de cada atividade, são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram. Esse procedimento cuidadoso visa respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes da criança na realização de cada uma das atividades.

As atividades individuais e coletivas processam-se por meio de estudos dirigidos de educação artística, por meio da música, das artes visuais, da dança, do teatro e da exploração do meio externo ao colégio, de excursões e visitas a vários lugares como museus, parques, casas de ciências, teatros, cinema, exposições, entre outros.

Inteligência, criatividade, espírito de iniciativa, capacidade de liderança e perseverança são fatores determinantes da realização pessoal e profissional. Estimulá-los desde a infância é preparar o estudante para enfrentar o mundo que se transforma em ritmo acelerado. Revoluções sucedem-se incessantemente em todos os campos do conhecimento e em todas as áreas de atividade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MATRIZ DE ATIVIDADES