Notícias

Entrevistamos três responsáveis para compreender o que é eficaz na educação dos filhos e eles nos presentearam com declarações sobre estratégias e conceitos que usam e colaboram para o sucesso escolar dos filhos.

Incentivar a organização dos filhos para o sucesso escolar

“Realizar tarefas escolares e respeitar os prazos requerem uma organização que deve ser estimulada desde cedo.O aluno que é organizado se sente mais seguro e autoconfiante, seu rendimento no aprendizado melhora e, consequentemente, suas notas. Considero dois aspectos fundamentais para estimular a organização: autonomia e espaço. Um lugar (mesa, bancada) adequado (iluminado, limpo e silencioso) para estudar e decorado da maneira do estudante faz com que ele se sinta bem em estar ali. Pastas separadas para cada matéria ou com divisórias e uma agenda com datas (de papel ou virtual) também são importantes para auxiliar na organização do espaço e do tempo. Já a autonomia nas tarefas condizentes com a idade é essencial para que o aluno desenvolva a responsabilidade de administrar o seu tempo e o seu espaço e, consequentemente, a sua vida escolar.”

Luciana Cogliatti- Mãe das estudantes Cíntia (7°ano) e Alice (6°ano)

Parceria com o colégio, incentivar a leitura e passeios pedagógicos

“O papel dos pais na criação dos filhos é peça chave na construção de pessoas inteligentes, capazes, confiantes. Amor e dedicação são a engrenagem que fazem tudo funcionar. A parceria com a escola é a peça que completa o quebra cabeça. Devemos sempre estimular o melhor nos nossos filhos, apresentá-los ao vasto mundo da cultura, da curiosidade e do conhecimento, incentivando a leitura, mostrando quão imenso é o mundo que nos rodeia e tudo que temos a aprender e, mais que tudo, conversando e sendo exemplo para eles. Matheus adora o planetário e tudo que está por trás do surgimento do universo. Ama dinossauros e diz que vai ser paleontólogo quando crescer. Eu? Incentivo e dou a maior força para que ele dê o seu melhor sempre. E, se ficar insatisfeito com o resultado que teve, começar de novo e nunca desistir.”

Samara Chilleli – Mãe do estudante Matheus Chilleli (4°ano)

Instruir as crianças na Palavra de Deus

“A importância da educação voltada para os valores e boas ações. Cumprir um quadro de trabalho semanal (QTS), reservando tempo para lazer, estudo, descanso, esportes em horários pré-determinados e de acordo com a motivação das crianças. Jogos e videogames só são liberados como forma de prêmio ao bom desempenho e somente nas férias e feriados prolongados e em horários pré-acordados com os filhos.” 

Leandro Gil – Pai dos estudantes Rebecca (Educação Infantil), Arthur (6°ano) e Leonardo (9°ano)