Notícias

O Arraiá do Colégio Objetivo trilhou um caminho para a solução dos problemas relacionados com o lixo produzido nas tradicionais festas caipiras.  Reforçado pelo princípio dos 3R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar, a festa foi, predominantemente, enfeitada com materiais reutilizados e todo o lixo recolhido foi separado para reciclagem.

A diretora pedagógica do Colégio foi uma das principais incentivadoras desta proposta: “Reduzimos muito o consumo de produtos, reutilizamos materiais e reciclamos papéis. Parabéns a todos que se dedicaram nesta tarefa! Sabemos que mudar atitudes não é nada fácil, mas temos que persistir na trilha da sustentabilidade. ” – Aparecida Brum

E para seguir esta trilha, contamos com a criatividade da Educação Infantil, a mão de obra do fundamental 1, a animação do Fundamental 2, a força do Ensino Médio e claro: a alegria de todos!

Todas as turmas se envolveram com a proposta. Na Educação Infantil, as crianças compreenderam os princípios dos 3R’s, aprenderam a separar o lixo reciclável do não reciclável e envolveram as famílias na elaboração de uma decoração sustentável.

O Ensino Fundamental 1 se organizou e colocou a mão na massa colando bandeirinhas de revistas, confeccionando longas correntes de jornal e nos presenteando com uma bela apresentação de “Asa Branca” orquestrada pelo professor de Música Tito Vianna. O Fundamental 2 participou da palestra realizada pela CLIN, cujo o enfoque estava na formação e conscientização da população quanto a importância da separação do lixo, dando a ele uma destinação final adequada sem causar danos ambientais. E para finalizar, o Ensino Médio foi responsável por organizar todos os adereços e materiais confeccionados para a festa, decorando de forma harmoniosa e acolhedora todo o espaço escolar.

“Quando realizamos um evento no colégio, acreditamos que os alunos devem fazer parte de toda a construção. A festa não é para eles, a festa é feita por eles! E quanto mais o aluno se reconhece como parte do evento, mais ele se sente como agente transformador, capaz e criador de cultura. ” – Relata Poliana Santos, coordenadora pedagógica da Educação Infantil.

E para fechar com chave de ouro, além das divertidas e coreografadas danças que envolveram alunos, professores e famílias, tivemos também uma troca de mudas de plantas que simbolizou uma ação solidária, incentivando o plantio e o reflorestamento.

Seguindo esta trilha, a equipe do Colégio Objetivo defende uma proposta educacional que vai além de uma festividade. A principal tarefa educativa, está em envolver, contagiar, desenvolver habilidades e práticas conscientes que transformam ações. Assim, trilharemos um futuro mais limpo, mais verde e mais rico!